
5 benefícios da atividade física para os cães
3 minutos de leitura | Publicado em 6 de Abril de 2021
Já está mais que provado que os cães precisam de atividades para o desenvolvimento saudável. Entretanto há muitas dúvidas com relação às atividades que podem ser propostas conforme as fases da vida, o tempo a ser investido e as consequências dos excessos. Neste Dia Mundial da Atividade Física, a Paraíso Pet quer apresentar-lhe 5 benefícios e dicas de atividade física para cães e mostrar como fazer um cão feliz.

A lista dos benefícios das atividades físicas para os cães é imensa e poderíamos falar por horas, mas iremos destacar cinco mais conhecidos benefícios da atividade física para cães:
1) Peso Ideal
Assim como nós seres humanos, praticar uma atividade física permite-nos manter o peso ideal à nossa fisiologia ou, em caso de excesso de peso, leva-nos à perda de alguns quilos indesejados. Com os cães é o mesmo entendimento.
A obesidade nos cães é um problema de saúde grave! Se o cão estiver acima do peso poderá vir a ter doenças como diabetes, dificuldade respiratória, problemas articulares, aumento do risco de cancro e doenças cardiovasculares. Para saber mais sobre as doenças associadas à obesidade nos cães, clique aqui no nosso outro artigo do Blog.
Portanto, a atividade física para os cães é um dos remédios mais recomendados para combater o excesso de peso em cães a fim de afastar diversas patologias e garantir a longevidade que seu melhor amigo merece.
2) Combate ao stress
Imagine-se preso dentro de casa, 24h por dia, 7 dias por semana. Aliás, está muito recente na nossa memória os efeitos da COVID-19 em nossa rotina e saúde mental. Muitos de nós ao longo da pandemia sofremos de ansiedade e stress.. também nossos animais. Aqui no Blog aprendemos de que forma o coronavírus afeta os cães e gatos.
Essa interpretação também deve ser feita para estarmos atentos à necessidade de atividade física dos cães como rotina diária. O confinamento excessivo poderá causar-lhes doenças como dermatites por lambedura, problemas gástricos, respiração ofegantes e ladrar excessivo, todos ocasionados pelo stress nos cães.
Se o seu cão tiver uma rotina de exercícios, poderá notar que certas patologias como as acima citadas irão reduzir de intensidade ou ser erradicadas – caso estejam associadas ao stress nos cães. Portanto, fazer atividade física com seu cão é sinónimo de equilíbrio emocional!
3) Capacidade de expressar comportamentos naturais
Outro benefício das atividades físicas com cães é o desenvolvimento da capacidade de expressar seu comportamento natural, ou seja, seus instintos mais profundos enquanto cães. Caso não sejam submetidos às atividades físicas regulares, mais ansiosos estarão e menos concentrados para o que lhes for exigido, tornando-se, portanto, mais medrosos e receosos a barulhos, pessoas e ambientes desconhecidos.
4) Melhoria dos problemas comportamentais
Como referido anteriormente, quando um cão expressa seus comportamentos naturais pode ser sinónimo de que ele se encontra confiante o suficiente para algumas das atividades do dia a dia. Portanto, com a regularidade das atividades físicas os cães tornar-se-ão equilibrados e os comportamentos ligados ao Transtorno de Ansiedade Generalizada, como hipervigilância, ansiedade por separação, caso sejam causados por fatores ambientais, irão tender à redução ou melhora.
5) Fortalecimento de ossos e músculos
As atividades físicas para os cães permitem com que a “máquina corporal” se encontre em movimento e o estímulo físico gera, por consequência, o fortalecimento das articulações e músculos. Este benefício é gigantesco e mais evidente na fase sénior dos cães, momento no qual eles tendem a ter significativa perda de massa muscular e perda de cálcio.
Nessa fase é importantíssimo estarmos atentos à necessidade de atividade física adaptada aos cães mais velhinhos. Atividade física em excesso ou a falta dela irá prejudicar ossos e músculos. Descubra no nosso Blog a importância da estimulação em cães idosos e as atividades recomendadas.
Dicas de atividades físicas para cães

Agora que já sabemos 5 de uma lista imensa de benefícios, veja abaixo dicas de quais atividades físicas para cães poderá fazer com seu patudo:
a) Passeios diários
b) Natação
c) Bolinha
d) Corrida
e) ATL para cães/Creche canina
f) Treino Agility
g) Disco
Escolha o brinquedo para melhorar ainda mais a atividade física do seu cão! Ainda tem dúvidas? Descubra como escolher o brinquedo ideal para o seu cão no nosso Blog.
Cuidados a ter nas atividades físicas com os cães
Antes de optar por qualquer das atividades físicas, tenha atenção que o seu patudo poderá ter limitações físicas ou patologias que o impedem de desenvolver alguma atividade ou desporto.
Há um mito terrível que “cão cansado é cão feliz”. Não! Cão cansado é cão com potenciais problemas de saúde futuros. O descanso, assim como aos humanos, é fator relevante para melhoria no desempenho da atividade. Levar um cão à exaustão é extremamente perigoso para o seu bem-estar.
Além disto, tenha atenção que a natação é um desporto que nem todas as raças poderão fazer com facilidade. Os cães de raça Dachshund (Teckel), Buldogue, Boxer e Pug (entre outros) em razão da sua estrutura física (pernas curtas ou braquicefálicos) podem encontrar na natação um desporto perigoso e desagradável. Por outro lado, a natação para cães com displasia da anca é um tratamento conservador que ajuda a manter a mobilidade sem forçar a articulação.