
7 alimentos que os cães não podem comer
2 minutos de leitura | Publicado em 19 de fevereiro de 2021
Sim, sabemos que é muito difícil resistir aos olhinhos deles e embora os nossos patudos sejam muito parecidos connosco em muitas coisas, nomeadamente as emoções, existem certos alimentos que os cães não podem comer. É importante saber quais são os alimentos, por isso preparamos uma lista de 7 alimentos que os cães não podem comer, para si:

Fonte - iStock (www.istockphoto.com)
Chocolate
A teobromina, presente em todos os chocolates, pode causar vómitos, diarreia, alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e até a morte.
O chocolate é um dos alimentos que os cães não podem comer mais conhecidos por parte dos humanos, portanto se não sabia fique atento porque é um dos alimentos mais perigosos para cães no caso de ingestão. Se quiser saber mais sobre os perigos da ingestão de chocolate pelos cães visite o artigo desse link.
Sementes de frutas
Embora possam comer muitos tipos de frutas, é importante ter atenção às sementes das mesma pois algumas, como a maçã, ameixa, pêssego, abacate e cereja possuem cianeto. Desta forma as frutas não se inserem nos alimentos que os cães não podem comer, mas exigem uma atenção redobrada da sua parte, de maneira a ter em atenção as suas sementes.
Alho, cebola e cebolinho
Apesar de serem saborosos, estes três ingredientes podem ser fatais. Eles contêm na sua composição uma substância chamada tiosulfato que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, podendo levar à anemia profunda. O alho pode ainda causar falência renal por perda de hemoglobina. Assim vamos deixar estes três alimentos para os nossos cozinhados e vamos inseri-los na lista dos principais alimentos que os cães não podem comer.
Deixemos os refugados para os humanos 😅.
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas atuam sobre o fígado e o cérebro dos cães da mesma forma que atuam nos humanos, só que com um efeito pior. Apenas uma pequena dose pode causar vómito, diarréia, depressão do sistema nervoso central, dificuldade respiratória, dificuldade de coordenação e até morte.
Portanto, podemos ensiná-los a irem buscar cervejas, tal como vemos em vários vídeos na internet, mas vamos garantir que só nós consumimos este tipo de bebidas, já que são perigosas para cães.
Café, chás e bebidas energéticas e refrigerantes
As bebidas que contêm cafeína fazem também parte dos alimentos que os cães não podem ingerir, uma vez que causam tremores musculares, respiração acelerada, palpitações e convulsões.
Nozes macadâmia
Estas nozes causam envenenamento nos cães. Apenas 6 nozes, sejam elas cruas ou torradas, podem causar fraqueza, tremores musculares, paralisia, vómito, febre e aumento da frequência cardíaca.
Estas nozes não são os únicos frutos secos perigosos para cães, uma vez que nozes pecan, amêndoas também se inserem na lista de alimentos que os cães não devem comer.
Uvas e passas
As uvas podem causar falência renal nos cães, entre outras consequências, pelo que é importante mantê-las afastadas dos nossos patudos.
É importante estar consciente de quais alimentos os cães não podem comer, de maneira a saber o que devemos manter longe dos nossos melhores amigos. Existem muitos outros alimentos perigosos para cães, por isso qualquer dúvida que tenha entre em contacto com a nossa equipa.
Por outro lado, se quiser preparar uma refeição incrível para o seu patudo, visite esta receita caseira para cães.