fbpx

Os cães podem comer comidas picantes?

2 minutos de leitura | Publicado em 17 de janeiro 2021

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin

Com cada vez mais pessoas a optarem por fazer refeições caseiras para cães, surgem por vezes questões relativas aos ingredientes que se podem dar ou não aos nossos patudos. Ontem foi o Dia Internacional da Comida Picante e queremos esclarecer consigo os perigos associados a dar alimentos picantes aos cães.

caes-podem-comer-comida-picante

Porquê que os cães não gostam de comida picante?

Embora os humanos e os cães tenham muitas parecenças, apreciar um bom molho de tomate picante é algo que o seu cão poderá não saber fazer. 

Por norma dizemos que eles conseguem ser muito críticos no que toca à comida, mas a verdade é que eles apresentam menos papilas gustativas do que os humanos. 

Enquanto um humano apresenta em média 9 000, um cão possui unicamente 1 700, sendo que o gato tem cerca de 470. Isto torna os nossos animais muito menos sensíveis a sabores do que os humanos. 

No entanto, tal como as pessoas, também os cães sabem distinguir os principais tipos de sabores que existem: doce, salgado, azedo e amargo. 

 

Quanto aos alimentos doces, os olhos arregalados deles dizem tudo. Aquela vontade enorme de comer aquele alimento docinho. Mas e quanto a alimentos picantes? O picante da pimenta é proveniente de compostos químicos naturais chamados capsaicinas. Estes compostos possuem um cheiro tão forte que se torna desagradável para os cães , causando diversas reações engraçadas para nós humanos, mas completamente desconfortáveis para eles. A pimenta e alimentos picantes podem causar problemas de saúde no seu cão.

Principais consequências de dar comidas picantes a cães

Existem vários alimentos picantes, como é o caso das malaguetas, pimenta, curcuma, gengibre, entre outros. 

Por exemplo, um cão cheirar pimenta de forma direta pode provocar coceira, espirros e irritação das vias respiratórias.

Além disso, a ingestão de outros alimentos picantes pode causar vários problemas. A curto prazo os cães podem sofrer de dores no estômago, gases, sede excessiva e diarréia. A longo prazo, a ingestão recorrente de comida picante pode causar pancreatite canina.

O mais provável é o seu cão não ingerir qualquer tipo de alimento picante por causa dos cheiros e sabores intensos, no entanto, caso aconteça convém estar atento a este tipo de problemas que se encontram associados à ingestão de comidas picantes nos cães.