Excesso de peso em cães e gatos. Como combater?
Fofinhos aos olhos de quem os vê, o excesso de peso em cães e gatos compromete a qualidade de vida do seu melhor amigo.

Não é novidade que a população tem se preocupado cada vez mais com a qualidade das suas dietas e com uma vida mais saudável, quer seja para manter o peso ideal ou devido aos diversos benefícios que este estilo de vida traz a longo prazo.
Por que razão os nossos animais de companhia não devem usufruir desses mesmos benefícios? Combater o excesso de peso em cães e gatos é algo que todos os donos deviam ter em atenção e vamos-lhe explicar porquê.
Ter um gato ou um cão gordinho enche os nossos olhos, da vontade de apertá-los constantemente e traz-nos a falsa sensação deles estarem saudáveis. O que quase ninguém sabe é que a o excesso de peso em cães ou gatos é uma doença crónica grave que causa reações inflamatórias que podem acarretar uma série de prejuízos para a vida do animal.
O que causa o excesso de peso em cães e gatos?
Dar mais comida do que o necessário
É normal sentirmo-nos tentados a ceder aos desejos dos nossos animais. Nós também os temos, certo? Mas se temos em atenção aquilo que comemos, também com os animais devemos ter esse cuidado, permitindo isto combater em grande parte o excesso de peso em cães e gatos.
Sedentarismo
A falta de atividade é um problema muito comum e costuma contribuir em grande parte para a obesidade animal, tal como afirma Patrick Rocha, treinador e modificador de comportamento de cães. Aqui, a baixa proatividade dos donos é um dos principais fatores que contribui para o aumento de peso no seu cão ou gato.
Não dar a ração adequada à caracterização do seu animal (esterilizado, sénior, etc)
Não ter em atenção as especificidades do seu animal na altura de escolher a ração mais indicada para este também representa uma das causas para este problema. Se quer combater o excesso de peso no seu cão ou gato, estes fatores são essenciais ter em conta quando está indeciso entre determinada marca, gama ou tipo de produto. Uma ótima ração para controlar o peso do seu cão é a Acana Heritage Light & Fit. Por outro lado, um exemplo de ração indicada para cães seniores é a Acana Heritage Senior.
Doenças crónicas, como hipotiroidismo
Por sua vez, as doenças, tal como nos humanos, podem desencadear o aumento de peso do seu animal, algo que pode ser resultante dos medicamentos utilizados e do funcionamento diferente do organismo do nosso melhor amigo.
É sempre bom estar atento ao alimento que está a oferecer ao seu animal e deve sempre estimular a atividade física, pois o excesso de peso em cães e gatos pode reduzir até dois anos e meio a expectativa de vida do seu melhor amigo.
5 consequências do excesso de peso em cães e gatos
Diabetes
Devido ao ao peso anormal, o sistema endocrino sofre alterações causando resistência à insulina e deixando o animal diabético;
Doenças cardiovascolares
O excesso de peso em cães e gatos liberta substâncias tóxicas que destroem a musculatura cardíaca. Além disso, pode também alojar-se nos vasos sanguíneos, causando entupimento dos mesmos;
Problemas articulares
A obesidade animal causa uma sobrecarga nas articulações. Cães com displasia da anca necessitam de uma atenção especial ao controlo do peso, de maneira a para evitar o agravamento da doença. Cães de corpo alongado, como é o caso do Dachshund, correm o risco de terem hérnia de disco, pois o excesso do peso exerce uma pressão muito grande sobre a coluna vertebral.
Dificuldade respiratória
A gordura acumulada na região abdominal impede a expansão completa do diafragma no momento de respirar. Além disso, pode reduzir o diâmetro da traqueia na região cervical. Esta é uma das razões pela qual o excesso de peso em cães e gatos costuma alterar o seu padrão de respiração.
Maior risco de cancro
A inflamação crónica cansada pelo excesso de peso liberta também toxinas no organismo, aumentando o risco do animal ter cancro.
E embora a oncologia seja uma área em desenvolvimento no mundo animal, existem dicas que permitem combater este problema que, infelizmente, ainda afeta tantos cães e gatos.
Dicas de combate ao excesso de peso em cães e gatos
– Dê apenas a quantidade diária recomendada para o porte/peso do seu animal.
– Opte por ração adequada para o seu animal.
Se ele tem tendência a ganhar peso ou é esterilizado pode sempre optar por uma ração light, que é ótima para combater o excesso de peso em cães e gatos. Caso ele já seja idoso, há rações para cães seniores que ajudam a fazer o controlo de peso e ainda auxiliam nas funções cognitivas.
– Brinque (muito) com ele
Há diversos brinquedos de interação tutor-animal que podem auxiliar no gasto energético.
– Faça atividade física.
Tanto esta como a última medida, vão-lhe permitir criar uma relação que vai muito para além do peso do seu animal, é também ótimo para a sua saúde mental e física.
Estas são algumas das medidas que pode adotar de maneira a combater o excesso de peso em cães e gatos, procurando assim evitar a diminuição da qualidade de vida do seu melhor amigo.
Se tem dúvidas sobre este assunto, entre em contacto com a nossa equipa, teremos todo o gosto em ajudá-lo.