fbpx

Outubro Rosa: Como detetar, prevenir e tratar tumores mamários nos cães e gatos

erica-rebelo-veterinaria

Érica Rebelo

Médica Veterinária | Publicado em 30 de Outubro 2020

O mês de outubro é um mês com um significado especial para muitas mulheres. Esta época do ano é marcada pelo movimento Outubro Rosa, que visa sensibilizar e conscientizar a sociedade para o cancro de mama. Apesar de, tradicionalmente, as mulheres serem o principal alvo desta campanha, os animais de estimação não devem ser deixados de fora.

detetar-prevenir-tumores-mamarios-caes-gatos

Como detetar tumores mamários em cães e gatos?

A melhor forma de deteção precoce de tumores mamários em cães e gatos é a palpação e examinação regular. Os cães e gatos apresentam duas cadeias mamárias que se estendem ao longo da zona ventral. É importante a perceção de uma glândula mamária saudável de modo a detetar alguma alteração, que, nestes casos, tende a surgir na forma de um ou vários nódulos, de consistência firme, bem delimitados, e – numa fase inicial – com tamanho reduzido, semelhante a uma ervilha.

Estes nódulos podem ser de natureza benigna ou maligna.  No caso das cadelas, aproximadamente 50% deste tipo de massas são de natureza maligna e 50% de natureza benigna. No caso das gatas, aproximadamente 90% são tumores malignos.

Nas cadelas, a idade média de diagnóstico anda à volta dos 10 – 11 anos, sendo que nas gatas costuma ocorrer entre os 10 e os 12 anos de idade.

Como prevenir tumores mamários em cães e gatos?

Estima-se que o desenvolvimento de tumores mamários em cães e gatos apresente uma forte componente hormonal, sendo que as principais hormonas na equação são o estrogénio e a progesterona. Este tipo de tumores ocorre mais frequentemente em fêmeas inteiras, ou não esterilizadas. O risco de desenvolvimento de tumores mamários em cães e gatos machos é de menos de 1%.

A esterilização precoce é um elemento chave na atenuação do risco de desenvolvimento de tumores mamários em cães e gatos. No caso das gatas esterilizadas aos 6 meses de idade, há uma redução do risco de desenvolvimento de tumores mamários de cerca de 91%. Nas cadelas, o risco de ocorrência de tumores mamários da idade adulta é de aproximadamente 0,05% quando esterilizadas antes do primeiro cio e 8% quando esterilizadas entre o primeiro e o segundo cio. Quando a ovariohisterectomia é realizada após o segundo cio, o risco é semelhante ao de cadelas inteiras, 26%. Ou seja, aproximadamente ¼ das cadelas não esterilizadas ou esterilizadas após o segundo cio irão desenvolver tumores mamários na idade adulta.

A melhor altura para se proceder à esterilização do seu animal de estimação deve ser sempre alvo de discussão com o seu médico veterinário habitual. No entanto, na maioria dos casos, quanto mais cedo (dentro do razoável), maiores são os benefícios e menor será o risco de desenvolvimento de tumores mamários em cães e gatos na idade adulta.

A administração de anticoncecionais hormonais também predispõe o aparecimento de tumores mamários em cães e gatos e a sua utilização deve ser feita com precaução. A esterilização deve sempre ser a primeira escolha. 

Tratamento para tumores mamários em cães e gatos

O tratamento de tumores mamários em cães e gatos passa, maioritariamente, pela remoção cirúrgica dos tumores, através de mastectomias parciais ou totais. O médico veterinário pode ainda aconselhar protocolos de quimioterapia, nos casos em que haja indicação para tal.

Os tumores mamários malignos de elevado grau apresentam alta capacidade de metastização e, por este motivo, devem ser realizados exames complementares, como radiografias torácicas e análises sanguíneas como parte da avaliação pré-cirúrgica.

Para reter..
  •  A esterilização precoce é o melhor método de prevenção de tumores mamários em cães e gatos
  • A palpação das glândulas mamárias deve ser feita de forma regular
  • A utilização de anticoncecionais hormonais é um fator de risco no desenvolvimento de tumores mamários em cães e gatos
  • Qualquer alteração deverá ser avaliada por um médico veterinário
  • O seu animal de estimação depende de si!